Revista Paraná Policial https://paranapolicial.com.br/noticias Site da Revista Paraná Policial :: Trabalhando em Prol da Área de Segurança do Paraná! Fri, 15 Nov 2024 13:36:27 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.1 230846953 PCPR e PMPR prendem cinco pessoas em operação contra grupo criminoso no Oeste do Estado https://paranapolicial.com.br/noticias/2024/11/15/pcpr-e-pmpr-prendem-cinco-pessoas-em-operacao-contra-grupo-criminoso-no-oeste-do-estado/ https://paranapolicial.com.br/noticias/2024/11/15/pcpr-e-pmpr-prendem-cinco-pessoas-em-operacao-contra-grupo-criminoso-no-oeste-do-estado/#respond Fri, 15 Nov 2024 13:36:24 +0000 https://paranapolicial.com.br/noticias/?p=459

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), deflagrou nesta quarta-feira (13) uma operação contra uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas e homicídios na região de Cafelândia e Nova Aurora, no Oeste do Estado. Durante a ação, duas pessoas foram presas preventivamente e três em flagrante.

De acordo com o delegado Leandro Vadalá, o objetivo foi desarticular a estrutura de um grupo que controlava o tráfico local e vinha impondo uma rotina de violência à comunidade. Como resultado, além das prisões, foram apreendidas drogas e aproximadamente R$ 6 mil em dinheiro.

“No total, foram cumpridos 11 mandados de busca que resultaram na apreensão de um carro praticamente novo e de uma moto roubada, além de duas armas de fogo, uma submetralhadora de calibre 9 milímetros e diversas munições”, explica.

Durante a operação, ocorreram confrontos entre os agentes de segurança e os suspeitos. Em um dos casos, um dos indivíduos portava um revólver e, em outro, um suspeito estava com uma submetralhadora artesanal. Dois criminosos morreram.

O delegado da PCPR ainda ressalta que a operação foi mais um marco na luta contra a criminalidade na região Oeste do Paraná, reafirmando o compromisso das forças de segurança com a proteção da sociedade.

Os cinco presos foram encaminhados ao sistema penitenciário. As diligências prosseguem a fim de capturar um dos alvos da operação, que segue foragido. Fonte AEN.

]]>
https://paranapolicial.com.br/noticias/2024/11/15/pcpr-e-pmpr-prendem-cinco-pessoas-em-operacao-contra-grupo-criminoso-no-oeste-do-estado/feed/ 0 459
Governador sanciona lei que reestrutura as carreiras dos PMs e bombeiros https://paranapolicial.com.br/noticias/2024/11/15/governador-sanciona-lei-que-reestrutura-as-carreiras-dos-pms-e-bombeiros/ https://paranapolicial.com.br/noticias/2024/11/15/governador-sanciona-lei-que-reestrutura-as-carreiras-dos-pms-e-bombeiros/#respond Fri, 15 Nov 2024 13:30:51 +0000 https://paranapolicial.com.br/noticias/?p=455
Curitiba, 12 de setembro de 2023 – O governador Carlos Massa Ratinho Jr. participa da formatura de soldados da Polícia Militar do Paraná na Ligga Arena.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou, nesta quarta-feira (13) a lei ( 22.187/2024 ) que efetiva reestruturações nas carreiras de policiais militares e bombeiros militares, com ganhos nos salários. O projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná e visa modernizar a estrutura dos cargos – da mesma maneira da reestruturação já aprovada na Polícia Civil – e melhorar o fluxo das carreiras.

Essa lei corrige distorções em vários níveis, garante recomposição financeira a mais de 40 mil bombeiros militares e policiais militares da ativa e da reserva, e encurta o tempo para chegar ao topo da carreira.

A principal mudança consiste na transformação das atuais 11 referências da carreira em cinco classes. Os postos e graduações permanecem os mesmos, mas a progressão dentro de cada patente fica mais simples.

Com essa mudança, o tempo para a promoção entre as classes passou de 5 para 7 anos, e um ano de efetivo exercício na classe, assim como as promoções por antiguidade e merecimento.

Na prática, com todas estas alterações, o tempo total para os militares estaduais atingirem a maior classe dentro da carreira passa a ser de 28 anos, 7 a menos que na regra anterior, acelerando o processo de reconhecimento salarial – toda vez que um militar salta um posto ele muda de faixa salarial. O auxílio alimentação, atualmente de R$ 634,74, segue mantido.

O texto também inclui uma alteração no ingresso da carreira, com a criação do soldado de 3ª classe (aluno-soldado). Será uma condição criada para englobar aqueles que estiverem no curso de formação dos militares. Após a conclusão do curso, o militar permanece um ano como soldado de 2ª classe para, depois, se graduar como soldado de 1ª classe. A mudança facilita a abertura de novos concursos nas duas corporações.

VALORIZAÇÃO – A lei também garante ganhos financeiros para todos os profissionais das corporações, inclusive os da reserva. São mais de 40 mil policiais militares e bombeiros militares impactados, com reajustes imediatos de até 23%, dependendo do posto e da referência atual de cada militar, além de reajustes fixos de 6% em 2025 e 2026. A implantação vai ocorrer nos meses de outubro de cada ano.

A proposta garante a valorização de soldados e cabos, que já vinham com ganhos acima da inflação nos últimos anos, e recomposição dos vencimentos de sargentos, subtenentes e oficiais, de 2º tenentes a coronéis.

A partir dessas mudanças, o topo da carreira dos militares estaduais, por exemplo, será equiparado financeiramente ao topo da carreira dos policiais civis em 2026, corrigindo distorções históricas. Fonte AEN.

]]>
https://paranapolicial.com.br/noticias/2024/11/15/governador-sanciona-lei-que-reestrutura-as-carreiras-dos-pms-e-bombeiros/feed/ 0 455
PMPR realiza Operação Ártemis em São José dos Pinhais, em alusão ao Dia da Mulher https://paranapolicial.com.br/noticias/2024/03/09/pmpr-realiza-operacao-artemis-em-sao-jose-dos-pinhais-em-alusao-ao-dia-da-mulher/ https://paranapolicial.com.br/noticias/2024/03/09/pmpr-realiza-operacao-artemis-em-sao-jose-dos-pinhais-em-alusao-ao-dia-da-mulher/#respond Sat, 09 Mar 2024 20:51:46 +0000 https://paranapolicial.com.br/noticias/?p=418

Nesta quinta-feira (7), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), deflagrou a Operação Ártemis. A ação teve como objetivo difundir orientações importantes sobre a segurança e a proteção à vida das mulheres, além de informar sobre o enfrentamento à violência de gênero, violência doméstica e feminicídio. O diferencial desta operação foi que foi coordenada e protagonizada por policiais militares femininas e integrou agentes da Guarda Municipal de São José dos Pinhais e da Polícia Civil do Paraná.

Antes das ações de policiamento ostensivo, várias prisões foram efetuadas pelas equipes policiais, com alvos ligados a crimes contra mulheres. Os cumprimentos de mandados judiciais resultaram em nove prisões de pessoas envolvidas em crimes como violência doméstica e não pagamento de pensão alimentícia.

Além de valorizar o papel da mulher na segurança pública, as ações também objetivaram intensificar o policiamento ostensivo no município de São José dos Pinhais, proporcionando mais segurança à comunidade. As equipes, que totalizaram mais de 40 policiais femininas, foram direcionadas a pontos estratégicos do município, onde realizaram ações de bloqueio com entrega de panfletos informativos sobre violência doméstica, com foco nas mulheres motoristas e pedestres.

O nome da Operação possui um significado especial. De acordo com a mitologia, Ártemis era uma deusa grega cultuada por sua ligação com a caça, vida selvagem, castidade, casamentos, entre outros aspectos. Os gregos a consideravam a protetora das mulheres em trabalho de parto. Essas características representam a força da mulher agente de segurança pública que atua em prol do cidadão, sem deixar de lado a proteção e o cuidado da família.

Antes do final da Operação Ártemis, as ações já apresentavam números expressivos. Além das prisões já mencionadas, os bloqueios policiais já haviam totalizado a abordagem de 753 veículos para ações de orientação e fiscalização, sendo abordadas e orientadas quase 1700 pessoas e 32 Veículos foram recolhidos em decorrência de infrações de trânsito.

Para a Soldado Juliane Aretuze de Souza, pertencente ao 17º BPM e que também atuou na Operação, a ação promove a segurança da mulher, além de valorizar a atuação das agentes femininas de segurança. “Para nós é muito importante estar participando dessa operação para mostrar a força da mulher, de um modo geral, porque nós temos mulheres do Brasil inteiro trabalhando dentro da nossa polícia. Temos o nosso lugar dentro da segurança pública”, finalizou a Soldado Juliane.

A Aspirante-a-Oficial Gabriela Fontana dos Santos, que coordenou as equipes durante as ações de policiamento, ressaltou a maneira como a Operação valoriza o papel da mulher profissional de segurança. “Em comemoração ao Dia da Mulher, foram feitas várias ações preventivas e repressivas, visando a segurança da mulher na cidade de São José dos Pinhais. Os bloqueios e abordagens visam falar sobre a prevenção e a segurança da mulher, em toda a área do batalhão, ressaltando também que essas ações visam incentivar o ingresso de novas mulheres nas forças de segurança”, finalizou a Aspirante-a-Oficial.

Comunicação Social da PMPR.

 

]]>
https://paranapolicial.com.br/noticias/2024/03/09/pmpr-realiza-operacao-artemis-em-sao-jose-dos-pinhais-em-alusao-ao-dia-da-mulher/feed/ 0 418
BPTRAN participa do Evento Mulheres em Ação https://paranapolicial.com.br/noticias/2024/03/08/bptran-participa-do-evento-mulheres-em-acao/ https://paranapolicial.com.br/noticias/2024/03/08/bptran-participa-do-evento-mulheres-em-acao/#respond Fri, 08 Mar 2024 19:51:24 +0000 https://paranapolicial.com.br/noticias/?p=408

Foi realizado na tarde do dia 8 de março de 2024, em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, o evento denominado “Mulheres em Ação 2024”, promovido pelo CONSEG Mulher de Curitiba o qual aconteceu no calçadão da Praça Rui Barbosa, em Curitiba, e que contou com atividades voltadas ao público feminino, além da presença de diversas forças de segurança do estado e do município.

O Batalhão de Polícia de Trânsito esteve presente no evento, convidado pelo Conseg Mulher de Curitiba e distribuiu panfletos educativos. Esteve também demonstrando o funcionamento do aparelho do etilômetro (Bafômetro), dando orientações para um trânsito seguro e sanando duvidas das presentes.

O Batalhão de polícia de Trânsito, deseja a todas as mulheres um feliz dia das mulheres!

Do site da PM/PR

]]>
https://paranapolicial.com.br/noticias/2024/03/08/bptran-participa-do-evento-mulheres-em-acao/feed/ 0 408
Polícias Militares do Paraná e de São Paulo realizam operação integrada no Parque Estadual das Lauráceas https://paranapolicial.com.br/noticias/2024/03/06/policias-militares-do-parana-e-de-sao-paulo-realizam-operacao-integrada-no-parque-estadual-das-lauraceas/ https://paranapolicial.com.br/noticias/2024/03/06/policias-militares-do-parana-e-de-sao-paulo-realizam-operacao-integrada-no-parque-estadual-das-lauraceas/#respond Wed, 06 Mar 2024 19:43:00 +0000 https://paranapolicial.com.br/noticias/?p=404

O Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar do Paraná (PMPR), divulgou um balanço dos resultados obtidos em uma ação conjunta que integrou a PMPR, o Instituto Água e Terra (IAT) e a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP). A operação, que durou três dias e aconteceu na semana passada, teve como objetivo principal intensificar o patrulhamento ambiental no Parque Estadual das Lauráceas e nas áreas circunvizinhas, abrangendo os municípios de Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Tunas do Paraná e Barra do Turvo/SP.

As ações de enfrentamento contemplaram crimes ambientais como desmatamentos, extração clandestina de palmito, caça de animais silvestres e porte ilegal de armas de fogo. Durante a operação, foram realizadas abordagens a pessoas e veículos em atitude suspeita, além de vistorias em propriedades rurais.

Um dos resultados mais significativos da operação foi a verificação de cerca de 49,57 hectares de supressão de mata nativa, o que resultou em um Auto de Infração no valor de R$ 22.000,00 referente a 3,57 hectares de supressão, e uma Notificação para prestar esclarecimentos referente aos outros 46 hectares.

Além disso, a operação resultou no atendimento de 8 alertas da plataforma MapBiomas, ferramenta onde são publicadas toda e qualquer perda de vegetação nativa detectada pelos sistemas provedores de alertas e validada em imagens de satélite de alta resolução. Estas informações também auxiliaram na identificação e combate de atividades ilegais na região. Também foi remetido um ofício à Delegacia de Polícia Civil de Bocaiúva do Sul, sugerindo uma investigação complementar sobre as atividades ilegais identificadas durante a operação.

Essa ação demonstra o compromisso da PMPR em proteger o meio ambiente e combater crimes ambientais, cumprimento as legislações em vigor, garantindo a preservação da biodiversidade e a sustentabilidade da região.

PARQUE ESTADUAL DAS LAURÁCEAS (PEL) – De acordo com o Instituto Água e Terra (IAT), o parque foi criado em 1979, com o objetivo de conservar importantes remanescentes de biodiversidade, ao mesmo tempo em que são promovidas a visitação pública, pesquisa e educação ambiental, sendo atualmente o maior Parque estadual do Paraná, com aproximadamente 30.001 hectares. Inserido em uma região caracteristicamente montanhosa e com vales profundos, o PEL abriga uma extensa rede de drenagem, protegida pela Floresta Atlântica, onde também estão presentes cavernas e formações calcárias, constituindo-se um dos últimos remanescentes de floresta na região.

Comunicação Social da PMPR.

Do Site da PM/PR

]]>
https://paranapolicial.com.br/noticias/2024/03/06/policias-militares-do-parana-e-de-sao-paulo-realizam-operacao-integrada-no-parque-estadual-das-lauraceas/feed/ 0 404
PMPR realiza apreensão de armas e munições em São Miguel do Iguaçu-PR https://paranapolicial.com.br/noticias/2024/03/01/pmpr-realiza-apreensao-de-armas-e-municoes-em-sao-miguel-do-iguacu-pr/ https://paranapolicial.com.br/noticias/2024/03/01/pmpr-realiza-apreensao-de-armas-e-municoes-em-sao-miguel-do-iguacu-pr/#respond Fri, 01 Mar 2024 20:28:00 +0000 https://paranapolicial.com.br/noticias/?p=412

PMPR realiza apreensão de armas e munições em São Miguel do Iguaçu-PR

Na madrugada desta segunda-feira (26), durante a Operação Protetor, o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) da Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou uma importante apreensão de armas e munições na cidade de São Miguel do Iguaçu, região oeste do Paraná. A ação, que faz parte das ações contínuas no combate ao crime na fronteira, resultou na prisão de um homem de 28 anos.

A apreensão ocorreu durante um patrulhamento na BR-277, quando os policiais abordaram um veículo Renault Logan. O condutor apresentou reações que levantaram a suspeita da equipe. Após uma busca minuciosa no veículo, foram encontrados compartimentos ocultos na porta e no bagageiro, onde estava escondida uma grande quantidade de armas e munições.

Entre o arsenal apreendido estão três fuzis Colt, de calibre 5.56, um fuzil 7.62, 16 pistolas de diversas marcas, além de carregadores e quase 4 mil munições de fuzil 5.56. O condutor foi imediatamente detido e todo o material apreendido foi encaminhado às autoridades competentes.

A PMPR reitera seu compromisso com a segurança da população e destaca a importância da operação no combate ao crime organizado e ao tráfico de armas e drogas nas regiões de fronteira. Ações como esta são fundamentais para garantir a paz e a segurança da população paranaense e coibir ações em desconformidade com a lei.

Comunicação Social da PMPR.

Do site da PM/PR.

]]>
https://paranapolicial.com.br/noticias/2024/03/01/pmpr-realiza-apreensao-de-armas-e-municoes-em-sao-miguel-do-iguacu-pr/feed/ 0 412
PCPR na Comunidade atende mais de 1,6 mil pessoas em Pontal do Paraná https://paranapolicial.com.br/noticias/2024/02/07/pcpr-na-comunidade-atende-mais-de-16-mil-pessoas-em-pontal-do-parana/ https://paranapolicial.com.br/noticias/2024/02/07/pcpr-na-comunidade-atende-mais-de-16-mil-pessoas-em-pontal-do-parana/#respond Wed, 07 Feb 2024 02:34:59 +0000 https://paranapolicial.com.br/noticias/?p=395 Durante o evento, os policiais civis realizaram serviços de polícia judiciária, confeccionaram carteiras de identidade e repassaram orientações sobre como fazer denúncias, além de prevenções e quais medidas podem ser tomadas ao ser vítima de um crime.

PCPR na Comunidade atende mais de 1,6 mil pessoas em Pontal do Paraná – Foto Jader Pereira das Neves / PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e orientações para cerca de 1,6 mil pessoas durante o PCPR na Comunidade que aconteceu em Pontal do Paraná, no Litoral do Estado, entre 31 de janeiro e 5 de fevereiro. A ação foi promovida em parceria com o programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná, e o Paraná em Ação, também do Governo do Estado.

Durante o evento, que integra as ações do Verão Maior Paraná, os policiais civis realizaram serviços de polícia judiciária, confeccionaram carteiras de identidade e repassaram orientações sobre como fazer denúncias, além de prevenções e quais medidas podem ser tomadas ao ser vítima de um crime.

Segundo o coordenador do programa, João Mário Goes, o evento foi um sucesso. “Conseguimos atender mais de 1,6 mil pessoas, levando orientações, dicas de como se prevenir contra crimes, formas de denunciá-los e também com atividades lúdicas para as crianças, uma forma de educar a nossa juventude para uma segurança pública de qualidade”, afirma.

As atividades visam auxiliar a população mais vulnerável e com dificuldade de acesso aos serviços da PCPR, aproximando a instituição da comunidade. No evento, foram confeccionadas 840 carteiras de identidade. Os policiais civis também realizaram atividades lúdicas com crianças, entregaram materiais educativos e pulseiras de identificação.

PROJETO – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado e auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações. Visa também fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br. Da AEN.

]]>
https://paranapolicial.com.br/noticias/2024/02/07/pcpr-na-comunidade-atende-mais-de-16-mil-pessoas-em-pontal-do-parana/feed/ 0 395
Polícia Militar e Polícia Federal apreendem 2,2 toneladas de maconha em Cascavel https://paranapolicial.com.br/noticias/2024/01/24/policia-militar-e-policia-federal-apreendem-22-toneladas-de-maconha-em-cascavel/ https://paranapolicial.com.br/noticias/2024/01/24/policia-militar-e-policia-federal-apreendem-22-toneladas-de-maconha-em-cascavel/#respond Wed, 24 Jan 2024 02:40:00 +0000 https://paranapolicial.com.br/noticias/?p=398 Uma equipe do Pelotão de Operações com Cães do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) foi acionada e teve papel crucial na apreensão. As duas camionetes encontradas no local estavam carregadas com grande fardos de maconha.

Uma operação conjunta entre a Polícia Militar do Paraná (PMPR), o Serviço de Inteligência do Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF) e a Polícia Federal resultou em uma apreensão de 2,2 toneladas de maconha no bairro Parque São Paulo, em Cascavel, nesta segunda-feira (22). O local vinha sendo monitorado após ações de inteligência, indicando atividades suspeitas no endereço.

Ao chegarem no barracão, os policiais se depararam com um acesso destrancado. As equipes entraram no barracão e encontraram duas camionetes, uma Toyota Hilux SW4 de cor escura e outra Toyota Hilux de cor branca. O veículo de cor escura havia sido furtado em maio em Maringá. Já a Toyota Hilux de cor branca tinha placas que não correspondiam com o chassi do veículo.

As duas camionetes estavam carregadas com grande fardos de maconha. Além disso, as duas estavam equipadas com rádios comunicadores sintonizados na mesma frequência, indicando uma comunicação coordenada entre os traficantes.

Uma equipe do Pelotão de Operações com Cães do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) ajudou e teve papel crucial na apreensão, com a ação do cão de faro Jhony, que ajudou a vistoriar o espaço. Tanto a droga quanto os veículos apreendidos foram entregues à Polícia Federal em Cascavel, que agora dará continuidade às investigações.

AÇÃO EM GUAÍRA – Em outra ação nesta segunda-feira (22), a PMPR e a Polícia Federal interceptaram uma carga de contrabando na cidade de Guaíra, também no Oeste. Os policiais abordaram um caminhão e apreenderam uma quantidade significativa de eletrônicos de origem estrangeira. A carga está estimada em mais de R$ 1,5 milhão. A eficácia da ação resultou na prisão do motorista, um homem de 48 anos, que foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra-PR para os procedimentos legais. Da AEN.

]]>
https://paranapolicial.com.br/noticias/2024/01/24/policia-militar-e-policia-federal-apreendem-22-toneladas-de-maconha-em-cascavel/feed/ 0 398
Polícia Ambiental faz prisão por pesca predatória em Ortigueira https://paranapolicial.com.br/noticias/2023/09/14/policia-ambiental-faz-prisao-por-pesca-predatoria-em-ortigueira/ https://paranapolicial.com.br/noticias/2023/09/14/policia-ambiental-faz-prisao-por-pesca-predatoria-em-ortigueira/#respond Thu, 14 Sep 2023 02:17:42 +0000 https://paranapolicial.com.br/noticias/?p=371

Policiais ambientais realizavam patrulhamento ambiental na estrada do Lageado, local de grande movimentação veículos com pescadores predadores. Foi avistado uma camionete de cor branca, rebocando um barco de alumínio enlonado, com um freezer na carroceria, diante de uma fundada razão de possuir material predatório, foi realizada a abordagem. Foi localizado no freezer em cima da camionete 80 kg de peixes diversos. Foram também localizados na carroceria da camionete quatro sacos de redes contendo 510 metros de redes em malhas diversas e três tarrafas. Ao ser perguntado ao condutor a procedência dos peixes, este informou que teria pescado com as redes na represa Mauá. Este foi preso e encaminhado juntamente com os peixes e redes até a delegacia de Ortigueira para providências cabíveis.

Apreensão:
510 metros de redes.
80 kg de peixes.
03 tarrafas.
01 detido (masculino 65 anos).

Fonte: PM-PR

]]>
https://paranapolicial.com.br/noticias/2023/09/14/policia-ambiental-faz-prisao-por-pesca-predatoria-em-ortigueira/feed/ 0 371
Polícia Militar apreende mais de 10 toneladas de fertilizantes furtados, em Paranaguá https://paranapolicial.com.br/noticias/2023/07/12/policia-militar-apreende-mais-de-10-toneladas-de-fertilizantes-furtados-em-paranagua/ https://paranapolicial.com.br/noticias/2023/07/12/policia-militar-apreende-mais-de-10-toneladas-de-fertilizantes-furtados-em-paranagua/#respond Wed, 12 Jul 2023 15:16:13 +0000 https://paranapolicial.com.br/noticias/?p=349

A Polícia Militar do Paraná, por meio de equipe de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) do 9º Batalhão da Polícia Militar, em Paranaguá, no litoral do estado, apreendeu na noite desta terça-feira (11), mais de dez toneladas de fertilizantes que foram furtados.

A ação aconteceu durante um patrulhamento realizado pelos militares estaduais na região da Estrada Velha do Rocio, em Paranaguá. Os policiais visualizaram dois homens próximos a uma grande quantidade de carga despejada sobre a rua e outros sacos cheios da mesma carga. Diante da aproximação policial, os suspeitos fugiram e não foram localizados.

Durante a abordagem, a equipe policial identificou os produtos como sendo furtados de caminhões no chamado crime de “vazadas”, como é popularmente denominada,  um crime que consiste na abertura de bicas e tombadores dos caminhões que trafegam em baixa velocidade pelo perímetro portuário, para que a carga caia na via com o fim de ser varrida, ensacada, subtraída e vendida a receptadores que atuam na região.

Diante dos fatos, foi feito contato com uma Organização Não-Governamental que fica responsável pelo recolhimento de cargas oriundas de vazadas na região e realiza o encaminhamento pertinente aos produtos.

CARGA SEGURA – Desde o início do ano, a Polícia Militar do Paraná desencadeia uma ação de combate aos crimes de furto e receptação de cargas, em Paranaguá.

A operação faz parte de um esforço continuado que a Polícia Militar tem desenvolvido no município de Paranaguá, cujo objetivo central é prevenir e coibir o saque a caminhões e o armazenamento irregular de produtos, deixando a cidade mais segura para os profissionais que atuam na área portuária e para a própria população. Fonte: Site PM.

]]>
https://paranapolicial.com.br/noticias/2023/07/12/policia-militar-apreende-mais-de-10-toneladas-de-fertilizantes-furtados-em-paranagua/feed/ 0 349